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Soluções Terapêuticas Online

Atendimentos especializados para reabilitação das alterações de linguagem, dificuldades de aprendizagem, transtornos do processamento auditivo central e aprimoramento cognitivo em todas as idades.

A reabilitação do Processamento Auditivo Central (PAC) é um processo terapêutico especializado que tem como objetivo melhorar a forma como o cérebro interpreta os sons que chegam pelos ouvidos. Ela é indicada quando a pessoa tem um Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) — uma condição na qual a audição periférica é normal, mas há dificuldades em entender, organizar ou interpretar corretamente os sons, principalmente em ambientes com ruído, múltiplas falas ou tarefas auditivas complexas. Há dificuldade em memorizar o que foi ouvido, compreender compreender instruções orais complexas, organizar e sequenciar informações sonoras e verbais e interpretar a linguagem com clareza.

Utilizamos plataforma online específica para o treinamento auditivo direcionado contendo exercícios personalizados que estimulam as habilidades auditivas alteradas, como atenção auditiva, discriminação de sons, figura-fundo, fechamento auditivo, memória auditiva e escuta binaural. Os estímulos são graduais e progressivos - o cérebro é desafiado a melhorar seu desempenho por meio de plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade de reorganizar circuitos neurais por meio da prática e repetição.

Avaliação Neurocognitiva e de Linguagem

A Avaliação Neurocognitiva e de Linguagem é realizada para: Identificar causas de dificuldades de aprendizagem, comunicação ou comportamento, apoiar diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento, lesões cerebrais ou declínios cognitivos, traçar um plano terapêutico individualizado e orientar familiares, educadores e outros profissionais sobre os caminhos de reabilitação e suporte.

A avaliação combina entrevistas clínicas, aplicação de testes padronizados e observações funcionais. Temos recursos digitais para realizar toda a avaliação. Os principais eixos avaliados são:

  • Linguagem oral e escrita (vocabulário, compreensão, produção, narrativa, leitura e escrita)

  • Atenção e concentração

  • Memória verbal e não verbal

  • Funções executivas (planejamento, organização, flexibilidade cognitiva)

  • Velocidade de processamento

  • Habilidades pragmáticas e sociais da comunicação

A reabilitação das dificuldades de aprendizagem é um processo clínico-educacional que tem como objetivo ajudar a criança, adolescente ou adulto a superar ou compensar dificuldades persistentes em áreas como leitura, escrita, matemática, atenção, memória, linguagem e raciocínio. Ela é baseada na compreensão do funcionamento do cérebro e em intervenções personalizadas que estimulam as funções cognitivas e acadêmicas afetadas, promovendo autonomia, autoestima e melhor desempenho escolar.

As dificuldades de aprendizagem são desafios contínuos para aprender, compreender, reter ou aplicar conhecimentos, sem explicação por baixa inteligência, falta de ensino ou fatores emocionais isolados. Podem envolver:

  • Dislexia: dificuldade na leitura e escrita

  • Discalculia: dificuldade com números e raciocínio matemático

  • Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)

  • Disortografia e disgrafia

  • Dificuldades associadas a transtornos do neurodesenvolvimento (como autismo, TPAC, entre outros)

Apoio nas Dificuldades de Aprendizagem
Reabilitação das Afasias e Déficits Cognitivos
Reabilitação do Processamento Auditivo Central

A reabilitação das afasias e dos déficits neurocognitivos é um processo terapêutico que tem como objetivo restaurar, compensar e adaptar funções cerebrais comprometidas após uma lesão neurológica. 

O que é afasia? é um distúrbio de linguagem causado por lesão em áreas específicas do cérebro, geralmente após um acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, tumor cerebral ou doenças neurodegenerativas. Ela pode afetar: a fala espontânea (expressão verbal), a compreensão da linguagem, a leitura e escrita e a capacidade de nomear objetos ou organizar frases.

O que são déficits neurocognitivos? São alterações em funções como: atenção e concentração, memória (operacional. episódica, procedural), funções executivas (planejamento, organização, tomada de decisão), velocidade de processamento e habilidades visuoespaciais e raciocínio lógico.

A reabilitação é personalizada e orientada por evidências científicas, com foco na plasticidade cerebral, ou seja, na capacidade do cérebro de reorganizar suas funções. As sessões são frequentes e desafiam o cérebro de maneira funcional e contextualizada. Caso o indivíduo tenha acesso digital, temos recursos terapêuticos para o atendimento online

O que é o Atendimento Online?

Por que fazer Atendimento Online?

O atendimento online, também chamada de teleatendimento, é uma forma moderna de oferecer acompanhamento terapêutico por meio de plataformas digitais (como videochamadas), com a mesma seriedade, ética e eficácia da terapia presencial. Ele é uma realidade cada vez mais consolidada na área da saúde, principalmente após a pandemia de COVID-19, e é regulamentada por conselhos profissionais.

  • Acesso ampliado: Permite que pessoas em diferentes cidades, estados ou até países tenham acesso a profissionais qualificados, mesmo em regiões onde há poucos especialistas.

  • Comodidade e economia: Evita deslocamentos, reduz custos com transporte e permite organizar a agenda de modo mais flexível.

  • Continuidade do cuidado: Ideal para quem viaja, mudou de cidade ou precisa de acompanhamento regular sem interrupções.

  • Ambiente seguro e familiar: Estar em casa pode favorecer o conforto emocional, especialmente em crianças, idosos ou pacientes com dificuldades de mobilidade.

Como funciona o Atendimento Online?

  • Agendamento e contrato: O paciente agenda as sessões por meios digitais e recebe orientações claras sobre privacidade, pagamento e funcionamento das sessões, conforme normas do conselho profissional.

  • Plataforma segura: O atendimento acontece via videoconferência em plataformas seguras, com qualidade de áudio e imagem que permitem uma boa comunicação e observação clínica.

  • Intervenções adaptadas: O profissional utiliza recursos digitais adaptados (como jogos online, compartilhamento de tela, atividades interativas, vídeos, desenhos, etc.) para manter o engajamento e os objetivos terapêuticos — especialmente em terapias de linguagem, cognição e aprendizagem.

  • Registro e sigilo: As sessões seguem os mesmos princípios éticos da consulta presencial, com sigilo, prontuário digital e acompanhamento contínuo.

O Atendimento Online funciona mesmo?

Sim. Diversos estudos mostram que o atendimento online é eficaz para reabilitação cognitiva, fonoaudiologia, psicologia e outras áreas da saúde, desde que:

  • A metodologia seja adequada ao perfil do paciente

  • Haja vínculo terapêutico e continuidade

  • O profissional esteja preparado para atuar no formato digital

A neuroplasticidade cerebral acontece tanto com estímulos presenciais quanto online — o que importa é a qualidade da intervenção e o engajamento do paciente.

Atendimento Online