Programa de Avaliação e Reabilitação das Dificuldades de Leitura e Escrita
Fabiana Pompermayer
5/6/20252 min read


Triagem Pré-leitor
Esta avaliação é voltada para crianças que ainda não iniciaram formalmente o processo de leitura e escrita, ou seja, que se encontram na fase escolar da educação infantil. O principal objetivo é realizar uma análise preventiva e detalhada das habilidades cognitivas, linguísticas e pré-acadêmicas que sustentam o aprendizado da leitura e escrita.
Por meio desta avaliação, é possível identificar precocemente eventuais dificuldades no desenvolvimento da linguagem oral, consciência fonológica, memória de trabalho, atenção, habilidades percepto-visuais, entre outras funções essenciais para o sucesso na alfabetização. A detecção precoce de possíveis alterações permite a implementação de estratégias de intervenção e estimulação adequadas, favorecendo um desenvolvimento mais sólido e prevenindo o surgimento de dificuldades de aprendizagem futuras.
Além disso, a avaliação pode direcionar a estimulação adequada e também orientar pais e professores quanto às melhores práticas para apoiar a criança nesta etapa inicial, respeitando seu ritmo de desenvolvimento e potencializando suas habilidades.
Destinada a crianças que já iniciaram a leitura e escrita, nos primeiros anos do ensino fundamental e nas fases seguintes, em que as habilidades acadêmicas se tornam mais complexas.
O objetivo é analisar o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e acadêmicas essenciais ao bom desempenho escolar. São avaliadas áreas como: leitura (precisão, fluência e compreensão), escrita (ortografia e produção textual), consciência fonológica, processamento auditivo e visual, memória de trabalho, atenção, funções executivas, raciocínio lógico-matemático (quando indicado) e aspectos emocionais ligados à aprendizagem.
A avaliação permite identificar dificuldades específicas, como dislexia, transtornos de escrita, dificuldades de compreensão leitora, TDAH e alterações cognitivas que interferem no aprendizado.
Com base nos resultados, são traçadas intervenções individualizadas e orientações para pais e professores, favorecendo o desenvolvimento e prevenindo o agravamento das dificuldades.
A leitura e a escrita são habilidades complexas que envolvem diversas áreas do cérebro, integrando linguagem, memória, atenção, percepção auditiva e visual. Quando há dificuldades nesses processos — como dislexia, disortografia ou dificuldades de compreensão leitora — a estimulação e a reabilitação específicas tornam-se essenciais.
O trabalho de intervenção busca desenvolver e fortalecer: Consciência fonológica: habilidades de segmentação, manipulação e reconhecimento dos sons da fala; Decodificação e fluência leitora: reconhecimento automático das palavras e ritmo adequado de leitura; Compreensão leitora: estratégias de interpretação e construção de sentido; Escrita: ortografia, estrutura textual e organização das ideias; Atenção, memória de trabalho e funções executivas: habilidades cognitivas que apoiam o aprendizado; Processamento auditivo e visual: integração das informações percebidas.
A atuação é personalizada, respeitando o perfil e as necessidades de cada criança, com métodos baseados em evidências e atividades práticas.